50 anos do Primeiro Vôo Espacial Tripulado

12 abr

Á 50 primaveras atrás, um homem entrava pela primeira vez em órbita e assinalava o seu nome no livro das maiores conquistas humanas e histórcas mundiais…

Yuri Gagarin

Yuri Gagarin

Esse homem foi um soviético de sorriso fácil chamado Yuri Gagarin Alekseyevich, nascido na aldeia de Klushino perto Gzhatsk no dia 9 de março de 1934.

Realizou seu histórico vôo na grosseira cápsula Vostok, que pesava 4 725 quilos. A tal nave foi impulsionada por um míssil balístico intercontinental, (Adaptado para esta finalidade), lançado em 12 de abril de 1961 á partir do Cosmódromo de Baikonur.

Este vôo, alcançou 315 km de altitude e durou 1 hora e 48 minutos e colocou a então União Soviética na dianteira da corrida espacial, causando furor internacional e profundo desconforto, para os EUA, que viriam a colocar seu primeiro homem em órbita somente em 20 de Fevereiro do ano seguinte.

O ELEITO

 Yuri Gagarin foi escolhido entre dezenas de candidatos por várias características físicas, pessoais, intelectuais e comportamentais.

Notoriamente, em 1960, um médico da Força Aérea Soviética escreveu um relatório onde atribuiu diversos adjetivos favoráreis ao jovem Gagarin.

Neste relatório, era citado como altamente inteligente, dotado de uma memória fantástica, possuidor de extrema capacidade de concentração, perseverante. Também estava escrito que o cara era imbatível em matemática !

Ví por aí que seus colegas que na época também pleiteavam a honra de ser o primeiro cosmonauta da história, acolheram com louvor a escolha feita por Moscou de Yuri Gagarin. Julgavam-no extremamente inteligente, preparado, sagaz e centrado em seus objetivos.

Abaixo, um vídeo bem interessante sobre Gagarin e seu vôo

CURIOSIDADES

 – Após o vôo, Gagarin disse a Nikita Khrushchev, que durante a reentrada na atmosfera ele assobiava a música “A pátria ouve, a pátria sabe”. As duas primeiras linhas da música são:

“-A Pátria ouve, a Pátria sabe / Onde seu filho voa no céu”. (Esta canção patriótica foi escrita por Dmitri Shostakovich em 1951)

– Fontes dizem que o grande cosmonauta teria dito durante o vôo

 “-Não vejo nenhum Deus aqui em cima”

Porém esta frase não aparece nas transcrições oficiais dos diálogos da missão e, em 2006 um amigo de Yuri disse que Nikita Khrushchev (O manda chuva da União soviética da época) teria dito algo parecido durante um discurso anti-religioso, aonde afirmava que “Yuri não tinha visto nenhum Deus lá em cima”
No mais, Gagarin era batizado pela Igreja Ortodoxa.

– Todo o controle da nave estava travado. Yuri Gagarin tinha um envelope em seu poder com uma chave que destravaria todo o painel, permitindo que ele assumisse o controle da mesma á qualquer instante.

– A aterragem (Pouso) foi mal calculada pelos cientistas russos… A descida aconteceu num local distante cerca de 320 Km do local programado !😐

– Em dezembro de 1993 o uniforme usado por Gagarin foi leiloado e arrematado por U$ 112.500 dólares.

Órbita da Vostok 1

Órbita da Vostok 1

Yuri Gagarin perdeu a vida de forma prematura, no dia 27 de Março de 1968, com apenas 34 anos de idade e sete anos após a memorável missão. Foi vitimado num acidente com um caça MIG-15, durante um vôo de treinamento.

Os motivos do acidente, ainda nos dias de hoje, geram desconfianças e teorias conspiratórias.
A opinião popular, as contradições na investigação oficial, e os interesses políticos apontam desde falha de comunicação e pássaros, até turbulência.

Sem dúvida, ele virou uma celebridade internacional em seu tempo, visitando e sendo aclamado em vários países do mundo, inclusive o Brasil, aonde foi condecorado pelo presidente  Jânio Quadros. Recebeu monumentos e homenagens por todo o mundo, sendo sempre lembrado como o primeiro homem á empreender um vôo espacial e também por sua sua famigerada frase…

“-A Terra é azul” !

E é isso, CAMARADAS ! Comentem !
São coisas da Mãe-Rússia !!!😉

 

4 Respostas to “50 anos do Primeiro Vôo Espacial Tripulado”

  1. (Des) humana 1 de setembro de 2011 às 10:18 #

    O URSS é uma M…
    Se prestasse ainda estariam por ai… Tudo quantu império que cresce demais, desmorona… Que o diga os Bizantinos e os Romanos.
    claro – Os Yankes estão com os dias contados tb.

  2. Gomes 2 de julho de 2011 às 9:16 #

    Por mais q insistam em apontar q os EEUU alunizaram, eu não acredito. Um voo espacial e uma cousa. Pisar noutro mundo é outra deveras diferente.
    Isso nao cabe na minha cabeca
    Abraço lusitano.

    • Bond Cama 5 de agosto de 2011 às 18:15 #

      Meu amigo, oque quer q façam para q acredite ??? Q levem Vsa. também num vôo turístico ? Aliás, Lua já era, o negócio agora é Marte.

      • Gomes 7 de agosto de 2011 às 12:47 #

        Não se faz preciso – Apenas que me façam crer que aquelas pobres fotos com sombras irregulares e repleta de erros desmeditos são realmente verdadeiras.
        Habilita-se o amigo ??? É oque me basta.

Reaja ! Faça um Comentário !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: