Música para os Aliens – O Golden Record Disc da Voyager

16 dez

A muito tempo atrás, a NASA lançou 2 sondas gêmeas (Voyager 1 e Voyager 2) que tinham por objetivo estudar Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, tarefa concluída em 1989.

Então, a NASA enviou-as na direção do centro da Via Láctea. A surpresa é que as gambiarras dos caras já estão no espaço á… 33 anos !!!

Sonda Voyager

Isso mesmo – Desde 1977 as Voyager está mandando informações para a Terra e, esta semana foi divulgado que encontra-se nos limites do Sistema Solar, sendo o primeiro objeto terreste a alcançar esta distância. Longe deste jeito, nem pensar em energia solar, meu chapa – Os sistemas e equipamentos da nave são alimentados por energia atômica.
Legal, porém muito mais interessante (E curioso) é a carga que as Voyager estão levando…

Disco Dourado da Voyager

Pensando num futuro (E improvável) resgate das sondas por civilizações alienígenas, a NASA equipou ambas com um disco (Semelhante á um LP) feito em cobre e revestido de ouro- Os tais Voyager Golden Record.

Estes discos, (Um em cada sonda) contém 115 imagens (Sobre o dia a dia, a ciência, a biologia e a tecnologia terestres) e vários sons naturais, como trovões, vento, ondas do mar, cantos de pássaros etc.

Também foi incluída uma coletânea musical com obras de diferentes épocas e culturas, saudações registradas em 55 línguas e finalmente, mensagens do então presidente dos EUA e do Secretário Geral das Nações Unidas.

Uma curiosidade – Nos discos seria incluído também a canção “Here Comes the Sun”, dos Beattles. O quarteto de Liverpool autorizou, porém a gravadora EMI vetou a inclusão da música na coletânea.

Junto aos discos, foi colocado também uma “agulha” (Um mecanismo que serve para executar o conteúdo do disco) bem como instruções pictográficas de como montar a parafernalha toda.

Dica quente – Visite ESTE LINK (Em inglês) e conheça todo o conteúdo dos discos.

A imagem abaixo é de uma estrutura de DNA, e é apenas uma entre várias fotos e diagramas que dão minuciosos detalhes sobre a nossa concepção e ciência. 

Estrutura DNA

Paranóias á parte, tomara que os alienígenas que pegarem isso sejam bonzinhos… =)

2 Respostas to “Música para os Aliens – O Golden Record Disc da Voyager”

  1. pinal 28 de agosto de 2011 às 22:02 #

    nao é exatamente musica para os aliens simplismente esse disco comtem o mapa estelar e milhoes de linguas codificadas para q se algum alienijena encontrase iria saber falar todas as linguas se viesse na terra e foi o q aconteceu mas ainda estao esperando o primeiro contato alienijena esta por vir em 2012

  2. Jonas Souza 10 de março de 2011 às 19:36 #

    Excelente artigo, ótimo trabalho de pesquisa.
    E parafraseando você chimeli, TOMARA QUE SEJAM BONZINHOS MESMO.

Reaja ! Faça um Comentário !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: